Projeto Elementos da Cultura


GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO VITAL DE MENDONÇA






FESTIVAL DE ELEMENTOS DA CULTURA CORPORAL




GESTORA: CARLA MARIA LÚCIA DE CASTRO BARBOSA

Coordenadora Pedagógica: MARIA DO SOCORRO DA SILVA MUÑOZ
Coordenadora Pedagógica: MARIA DO ROSÁRIO GRANA DE ASSIS

Coordenador de Área: AGENOR LUIZ DA GAMA ALVES
Coordenador de Área: EDUARDO CÉSAR OLIVEIRA BATISTA
           


Coordenação/Professores de Educação Física
Alessandro Nisardo Campos da Silva
Célia Furtado dos Santos


Itacoatiara-Am.
2011









 INTRODUÇÃO
O Projeto Elementos da Cultura Corporal acontece no primeiro sábado do mês de junho, com a apresentação de coreografias interligadas, sendo trabalhadas de forma lógica e harmoniosa, com início, meio e fim, utilizando-se para isso grande e pequenos grupos, conforme a temática explorada nas várias apresentações. Assim sendo, as atividades apresentadas ao público, delinearam-se em formas livres e criativas, uma vez que se objetivava promover um lazer saudável, proporcionando-se o bem estar físico, psíquico e social dos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando-se as individualidades em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto a utilização de elementos materiais, músicas e coreografias, havendo a preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
Com a necessidade de trabalhar na escola a dança e outras formas de expressão corporal, tendo como conceito programático da Educação Física no Ensino Médio, o tema Elementos da Cultura Corporal, idealizou-se o festival no ano de 2003, em uma reunião entre os professores de educação física da escola, recém formados Alessandro Nisardo, Jannes Mary e Heldenora raposo, junto idealizamos e realizamos neste mesmo ano o I-Festival de elementos da cultura, como uma atividade curricular a ser trabalhada junto aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Um festival acanhado, realizado na rua próximo a escola com um carro de som e alguns grupos. Foi com alegria que comemoramos este início de trabalho, logo observamos o grande sucesso, tanto no tocante a participação dos alunos, como também a participação da comunidade, a qual pela presença demonstrou valorizar tal atividade. Dessa forma, observando a receptividade do festival, resolveu-se no ano seguinte dar continuidade ao evento que envolve a escola e a comunidade com o nome de II – Festival de Elementos da Cultura Corporal (lutas, danças e ginásticas). E este pela forma como foi estruturado e apresentado à comunidade escolar, obteve êxito nos anos subseqüentes. Há oito anos o Professor Alessandro Nisardo coordena o projeto na escola e é o responsável por levar ações de lazer, diversão e conhecimentos aos seus alunos. E esse ano acontecerá o VIII- Festival “Não percam”.





JUSTIFICATIVA




O Projeto Elementos da Cultura surge da necessidade de consolidar os conhecimentos que dominam a cultura corporal. Esses elementos fazem parte dos eixos temáticos que norteiam a proposta de componentes curriculares a serem trabalhados no Ensino Médio.

A escola pode, sim, fornecer parâmetros para sistematização e apropriação crítica, consciente e transformadora dos conteúdos específicos da dança e, portanto, da sociedade. A escola teria, assim, o papel não de “soltar” ou de reproduzir, mas sim de instrumentalizar e de construir conhecimento por meio da dança com seus alunos, pois torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes na sociedade atual.

Assim sendo, os elementos da cultura corporal tem como característica principal suscitar a expressão do corpo por meio de gestos, com a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal, proporcionando um aprendizado de movimentos aos alunos, bem como o desenvolvimento bio-psico-social.

A princípio procurou-se desvincular as normas e técnicas para que o aluno possa sentir-se a vontade e praticar uma atividade corporal interminável, e a partir daí procurar nesta forma de expressão a maneira mais apropriada para o desenvolvimento de sua auto-expressão e sociabilidade.

Diante do empenho, satisfação, compromisso, disciplina, responsabilidade e assiduidade dos nossos alunos, foi que no decorrer destes 07 (sete) anos em que se está desenvolvendo o Festival de Elementos da Cultura da Cultura, podemos observar que o mesmo vem servindo de estímulo para o desenvolvimento de habilidades no que se refere à dança e a música, uma vez que a partir do referido festival, já surgiram 08 (oito) bandas de músicas, corpo de dança da escola, coreógrafos e alguns bailarinos.

Neste sentido, a Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça resolveu no ano de 2011, apoiar e promover o referido Evento, até porque no dias da execução do mesmo a escola estará recebendo não apenas os discentes, docentes, técnicos, administrativos, mas também a comunidade em geral, bem como as famílias dos seus alunos, para que juntos possamos prestigiar mais uma das ações da escola, cujo objetivo maior é promover a interação entre família, escola e a sociedade.





















OBJETIVO GERAL




·        Despertar interesse dos alunos a respeito das diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS



·        Promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos alunos.

·        Evidenciar uma postura ativa na prática de danças, lutas e ginástica, consciente da importância dela na vida do cidadão.


·        Propiciar ao educando a auto-expressão e a socialização.

·        Mostrar á comunidade em geral atividades diversificadas e desenvolvidas através do Projeto Elementos da Cultura.


















METODOLOGIA



·        Aulas expositivas sobre elementos da cultura corporal;



·        Exposição de DVD dos festivais anteriores para análise dos aspectos positivos e negativos das atividades apresentadas;



·        Escolha das coreografias por sala, conforme a temática a ser apresentada;



·        Ensaios das coreografias;



·        Distribuição de funções para as comissões organizadoras do evento;



·        Apresentações das coreografias no VIII– Festival de Elementos da Cultura Corporal no Ginásio Poliesportivo Agenor Pereira Alves;



·        Avaliação individual e coletiva dos alunos no evento.